quinta-feira, 21 de outubro de 2010

2 minutinhos por favor


O que pode acontecer em 2 minutos?

2 minutos são 120 segundos e esse tempo aparentemente pequeno podem acontecer várias coisas. Bom, resolvi escrever esse texto baseado em um episódio que aconteceu comigo hoje... quer dizer, ontem porque já passou da meia-noite. Bem hoje sai com tudo na cabeça do que eu ia fazer... Uma das primeiras coisas era ir ao banco fazer um saque para pagar uma conta, chegando ao caixa eletrônico passo o cartão e coloco a quantia a ser sacada... No visor aparece SALDO INSUFICIENTE!

– Penso, como assim? Tem saldo sim, esse caixa que não deve ter dinheiro – tiro saldo 1,86... um turbilhão de pensamentos vem na minha cabeça, caio na real que fui roubado e que provavelmente meu cartão havia sido clonado, tento entrar na agência e sou barrado na porta... Eram 16:02, havia ultrapassado 2 MINUTOS do horário que fecha a agência. Ok eles tinham razão.

Decidi ir fazer o que faltava no dia e depois ir fazer um B.O, no caminho eu quase fui atropelado (ainda estava meio zonzo), depois de sair da análise (um dos meus compromissos do dia) resolvi ir a uma delegacia lá perto, calculei mal não era tão perto, fui a pé e quando cheguei meu atendimento foi recusado por um dos integrantes daquela delegacia que argumentava que o expediente encerrava as 18:00. Eram 17:58 e tento usar meus direitos de cidadão e com isso fui ameaçado de ser preso por desacato... hahaha 2 MINUTOS de novo, dessa vez a meu favor e NADA. Se você for parar pra pensar 2 minutos descobre que você não é nada na mão desses IDIOTAS que abusam de seu pequeno poder.

Em 2 minutos de loucura eu poderia passar a noite na cadeia apenas por exigir meu direito de cidadão –

2 minutos por favor... mundo pare que eu quero descer!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Festa da Democracia?


O que falar das ultimas eleições do dia 3 de outubro?

Com palhaços, jogadores de futebol, atrizes pornôs a festa da democracia é uma festa a fantasia de quinta. Seria algo de causar perplexidade ou algo já esperado?... Não sei responder.

Mais uma vez teremos que engolir a decisão o povo brasileiro, que mais uma vez provou nas urnas que está muito longe de ser comparada a povos de países do primeiro mundo, tirando os Estados Unidos, essa é uma exceção a parte, que consegue ser o país mais rico do mundo e concomitantemente o mais ignorante. Mas então podemos comparar ao estado mais rico do Brasil. São Paulo, eu como paulista sinto-me envergonhado.

São Paulo que adora criticar outros estados especialmente os mais pobres como os do nordeste chamando-os de ignorantes mostrou essa semana nas urnas que quem são os maiores ignorantes do Brasil são eles elegendo com quase 1 milhão e meio de pessoas, mais que a população de Guarulhos ou Campinas (as duas maiores cidades paulistas depois da capital). Qual a explicação disso? Seriam já os efeitos da progressão continuada uma política educacional criada pelo governo PSDB que aprova automaticamente alunos da rede estadual, fazendo com que estes saiam do ensino médio com um diploma na mão e com nada na cabeça?

Acredito então que esta política está sendo um sucesso, pois com nada na cabeça os paulistas mantém uma hegemonia tucana conservadora no estado por mais 4 anos totalizando 20. Mas temos mais pessoas saindo do ensino médio sendo praticamente analfabetos e com isso mais 4, 8, 12 ou sei lá quantos mais anos os tucanos reinaram em São Paulo fazendo assim o nosso querido estado ser um lugar insuportável de se viver. Tenho medo do futuro!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Você quer cuidar ou fortalecer a profissão?


Estes são os dois nomes das chapas que concorreram às eleições para o CFP (Conselho Federal de Psicologia). Fui pego de surpresa quando chegou uma carta em casa na segunda-feira dizendo que na sexta-feira iria ter eleições para o conselho federal de psicologia, mais ainda, que eu estava sendo convocado para ser presidente de mesa. Bom até ai nenhum problema, porém diga ai qual psicólogo (principalmente os recém formados como eu) não foi pego de surpresa com essa carta? eleições? como assim? quem está concorrendo? sem ao menos uma divulgação DECENTE dizendo quais eram as propostas de cada chapa. Não NADA de nada.

Senti-me na necessidade de recorrer ao bom e velho Google para buscar informações sobre as chapas (isso porque eu sabia pelo menos os nomes delas graças a um “treinamento” que tivemos para trabalhar no dia das eleições e os que não trabalharam nas eleições como se viraram¿ bom pude notar no dia que muitos nem sabiam em quem votar e que muitos haviam sido avisados sobre tal eleição um dia antes ou até mesmo no mesmo dia, depois dessa acredito que muitos nem sabiam e por isso faltaram (devido ao grande número de falta).

Enquanto isso, vemos profissões conseguindo vencer projetos de leis que as beneficiam e a boa e velha psicologia sem voz ativa e estagnada e quem sofre mais com isso? nós recém formados!

Voltei


Olá pessoas há 2 anos atrás iniciei-me aqui no blogger a fim de escrever sobre meus estudos e pensamentos pois sentia muita falta em fazer isso, porém na época eu estava no último ano da faculdade e muito atarefado com estágios, relatórios e TCC (sofrimento de todo estudante do último ano de graduação). De lá pra cá muita coisa aconteceu, momentos de altos e baixos tanto na vida pessoal como na profissional. Passado isso novamente sinto essa necessidade, espero que dessa vez eu consiga e que o tempo que fiquei sem escrever não me atrapalhe.
Bom Feriado a todos e até depois do feriado.
Thiago.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sexta Sessão



Sophie aparenta estar cada vez mais vinculada com seu terapeuta, já não o ofende mais e pergunta como ele está. Ela mostra o quão agradecida está as ajudas que Paul tem dado, porém não agradece explicitamente. Sente o setting como um lugar já seu, pede pizza quando está com fome e invés de ir a algum lugar comer e faltar da sessão pede para entregarem no endereço do terapeuta (ou quer dizer no seu novo endereço¿).
Ao ser elogiada que estava comento a pizza com muito gosto, Sophie para na hora e diz que não quer comer mais, sinto que nessa hora veio em sua mente as cobranças de Cy e o medo de ficar gorda e não participar das olimpíadas. ´
Perguntas sobre o dia em que tivera relações sexuais com o rapaz a deixou desconfortável e mudou completamente de assunto falando sobre a filha do terapeuta para assim desconfortá-lo também.
Esta sessão mostra que a adoração a seu pai não é tão grande assim, percebe-se que Sophie tem raiva de seu pai por não apoiá-la na carreira de ginasta e diz que ela poderia ser modelo assim como as que ele a fotografa. Nota-se também um pouco de ciúme de Sophie por parte dessas modelos que são fotografadas por seu pai, pois assim ele poderia gostar mais delas do que de si. Sophie fala que aquelas modelos são as que ele come, e Paul faz uma interpretação sobre o ato de comer e fazer sexo usa-se comer quando quer dizer transar, e isso é não está digerido em Sophie. Penso que ingerir algo é como mais um objeto externo invadindo seu corpo e isso faz Sophie se sentir mal. Sente-se invadida por Paul e o acusa de mais um que a abusou. Mais uma vez Paul chega perto de sua grande ferida e novamente Sophie tem uma reação agressiva; quebra o presente que havia dado a Paul (um barco), mostrando que estava li quebrando o vinculo que formara com ele.
Ensaia sair do consultório mas a pedidos de Paul volta (Sophie no fundo sabe que cada vez mais Paul está chegando em sua grande ferida e ainda, mesmo não demonstrando, confia que Paul pode chegar lá e fazer cicatrizar.Ouso criar uma hipótese de que Sophie não fora abusada apenas por Cy e sim também por seu pai, mas será necessária outras análises para essa confirmação (Thiago Jurado)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Quinta Sessão


Ataca sua mãe antes de iniciar a sessão, ambas se ofende mostrando explicitamente que a relação com as duas realmente está conflituosa. Ao entrar no consultório Sophie senta-se no divã e coloca a mochila do seu lado impedindo que sua mãe senta-se ao seu lado (necessita distância de sua mãe). Após a solicitação de Paul Sophie retira a mochila e sua mãe senta no outro extremo do divã ficando o mais longe possível de sua filha (mostrando também que deseja um distanciamento da mesma). Faz ameaças como uma criança dizendo que irá de matar se não participar das olimpíadas. Parece-me que Sophie está acostumada a esses tipos de chantagens emocionais e sempre consegue o que quer. Discute muito com a mãe durante toda a sessão.
Tem uma atitude persecutória ao imaginar que sua mãe esteja escutando sua conversa com Paul assim que a mãe saiu do consultório e deixara Sophie aliviada com a falta de sua desagradável ausência. Nota-se um vinculo maior de ambas as partes nesta sessão. Paul e Sophie estão mais próximos.
Sophie crê que a morte é uma maneira de se livrar da mãe. Sua personalidade está dividida, enquanto sente-se poderosa como ginasta, sente-se fraca como uma simples garota. Receio em dizer mas parece-me que ela tem uma dupla personalidade, mas isso deve ser melhor analisado durante as outras sessões.
Paul faz uma interpretação de que Sophie ama mais seu pai por sua distância e assim não enxerga com nitidez , já como convive com sua mãe enxerga mais nítido seus defeitos e por isso tem um pai idealizado.
A presença da mãe foi fundamental para desmarcarar a filha quanto ao relacionamento com o pai. E o Paul, no final, assumiu uma atitude tão energética, criticando a menina pelo jeito como tratava as pessoas, que agiu como se fosse o pai dela. (Thiago Jurado)